Perfis de acesso são o conjunto de regras que classificam o que cada usuário poderá acessar e realizar dentro do sistema.
Os perfis de acesso e permissão são a ferramenta que permite aos administradores da plataforma definirem o nível de acesso de cada usuário dentro do PGA. Na prática, isso se traduz em que tipo de ações cada perfil vai poder ou não executar dentro da plataforma.
Os perfis são configuráveis para cada entidade e ferramenta disponível, podendo-se associar e desassociar para cada perfil demandado o acesso a um ou outro item necessário para o desempenho de suas atividades no sistema.
Importante: Núcleos possuem perfis de acesso próprios, que permitem que cada núcleo acesse única e exclusivamente o conteúdo criado por seus usuários.
Para cada perfil criado, deve-se atribuir:
- um nome;
- uma breve descrição do tipo de ações possíveis para aquele perfil e o porquê dele ter sido criado;
- Também deve-se selecionar se trata-se de um perfil de núcleo ou da equipe do Museu da Pessoa.
- Há um quadro de funcionalidades, onde cada ação possível pode ser atribuída ao perfil criado individualmente, sendo ao lado esquerdo todas as funcionalidades/ações do sistema;
- e ao lado direito estão aquelas atribuídas ao perfil, conforme imagem abaixo:
Importante
É necessário definir ação de “Visualizar” para que o usuário possa ter acesso às demais ações da funcionalidade.
Atualmente, o PGA possui 5 perfis de acesso:
- Administrador Museu da Pessoa – Perfil de acesso mais amplo ao PGA para membros da equipe do Museu. Alto grau de responsabilidade, deve ser conferido apenas para usuários que necessitem desempenhar funções de gestão da plataforma e dos demais usuários. Permite acesso a todas as funcionalidades possíveis da plataforma, incluindo as ferramentas de administração do sistema e acesso integral ao conteúdo criado, seja por usuários do Museu da Pessoa ou de núcleos.
- Usuário comum Museu da Pessoa – Perfil de acesso intermediário ao PGA. Permite ao usuário acesso às funcionalidades de todas as entidades e palavras-chave. Não possui acesso aos registros de núcleo e ferramentas administrativas do sistema (gestão de usuários, etc.).
- Consulente Museu da Pessoa – Perfil de acesso ao PGA apenas para visualização de informações, sem possibilidade de criação, edição, ou cadastro de qualquer conteúdo. Direcionado à colaboradores do Museu e/ou pesquisadores que apenas precisem consultar a plataforma para extrair informações.
- Administrador Núcleo – Perfil de acesso mais amplo ao PGA para núcleos. Permite acesso a todas as funcionalidades possíveis da plataforma disponível para núcleos, incluindo as ferramentas de administração do sistema e acesso integral ao conteúdo criado.
- Usuário comum Núcleo – Perfil de acesso padrão ao PGA para núcleos. Permite ao usuário acesso às funcionalidades de todas as entidades e palavras-chave. Não possui acesso às ferramentas administrativas do sistema (gestão de usuários, etc.).