Neste artigo, você encontrará alguns dos pontos fundamentais para se operar a Plataforma de Gestão de Acervo (PGA). São eles: Primeiro acesso (login e senha); Como inserir uma pessoa; Como inserir uma história; Como inserir uma mídia (imagens, vídeos e áudios); O que são e como fazer relacionamentos.
Para mais detalhes sobre outras funcionalidades do sistema, não deixe de investigar os demais artigos existentes neste documento. Você pode navegar pelo menu à esquerda ou utilizar a barra de busca.
Primeiro acesso
Login
Apenas terão acesso ao PGA usuários pré-qualificados e cadastrados pelo Museu, que terá a prerrogativa de criação de logins e senhas. Portanto, ao acessar https://pga.museudapessoa.org/, não será possível se cadastrar de imediato.
Se deseja ter acesso ao sistema, entre em contato com a equipe de Museologia pelo e-mail atendimento@museudapessoa.org.
Caso o Museu já tenha realizado seu cadastro, você poderá realizar o primeiro acesso com a senha enviada para seu email.
Problemas com a senha
Caso precise reaver sua senha, clique no botão localizado abaixo dos campos de e-mail e senha. Você receberá um email e, a partir dele, poderá cadastrar uma nova senha.
Como inserir pessoas
Ficha contendo informações gerais a respeito das pessoas que contaram sua história e/ou estão cadastradas no sistema. Os dados, de modo geral, devem ser preenchidos em quatro níveis: Informações básicas, Dados de nascimento, Dados de residência e Outros. Além destes os Contatos também devem ser incorporados, bem como os Relacionamentos.
Como inserir histórias
As informações de cadastro para Histórias estão divididas em 6 abas: Informações Básicas, História na Íntegra, História Editada, Palavras-Chave, Ficha Técnica e Relacionamentos.
Como inserir mídias
O cadastro das informações de áudios, vídeos e/ou imagens trazidas ou enviadas por usuários da plataforma também segue a lógica das fichas utilizadas em campo. No caso específico da imagem, será sempre uma representação digital de uma fotografia, um documento ou um objeto correlato à história de vida. Toda imagem captada por colaboradores do Museu da Pessoa deve ser digitalizada em formato TIFF e resolução de 600 DPIs. Para o upload na plataforma deve ser feita uma cópia/conversão em JPEG.
Para cadastro de vídeos e áudios deve-se dar preferência para a incorporação de links externos (YouTube, Spotify, etc). Em um primeiro momento, não devem ser realizados uploads de áudios e vídeos no PGA.
Para adicionar conteúdos editados em áudio ou vídeo hospedados no Spotify e Youtube, confira o artigo ABA-HISTÓRIA NA ÍNTEGRA.
IMPORTANTE
áudios ou vídeos produzidos pela equipe do Museu da Pessoa durante uma entrevista devem ser cadastrados dentro da própria história e não como Mídias das pessoas.
As informações de cadastro para Mídias das Pessoas estão divididas em 4 abas: Informações Básicas, Preview Mídia, Palavras-Chave e Relacionamentos
O que são e como fazer relacionamentos
Uma das grandes inovações que o PGA traz é o que chamamos de “relacionamento 360”. Qualquer registro, de qualquer entidade, pode se relacionar com qualquer outro registro. Também podemos somar infinitos relacionamentos e papéis à mesma entidade.
Conforme explicado anteriormente, “Papéis” são as funções que uma “pessoa” ou uma “organização” podem exercer dentro do acervo do Museu. Assim, por exemplo, a pessoa Marcos Terra pode…
- Se relacionar com uma história de vida onde é personagem
- Se relacionar com uma mídia de pessoas onde é possuidor
- Se relacionar com uma coleção onde é autor
- Se relacionar com uma organização onde é participante de núcleo
- Se relacionar com um projeto onde é revisor
- Se relacionar com um produto cultural onde é pesquisador
Relacionamentos são vias de mão dupla! Ao estabelecer, como no exemplo acima, que a pessoa Marcos Terra é personagem de uma determinada história de vida, automaticamente, dentro do registro desta história de vida criaremos o vínculo com a pessoa Marcos Terra.