Desde sua criação em 1991 em São Paulo, o Museu da Pessoa, organização da sociedade civil de interesse público sem fins lucrativos, conecta pessoas e grupos por meio de suas histórias. Museu digital, atua para registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa. A partir de metodologia própria, capta, organiza e edita conteúdos disseminados em publicações, programas de rádio e TV, exposições e na plataforma digital.
A constituição do acervo caracteriza-se pelo aspecto colaborativo, onde depoimentos, fotos e documentos são inseridos livremente na plataforma digital do museu pelos usuários.
As histórias são registradas em formato audiovisual por meio de projetos e programas temáticos ou livres, gravadas na sede do museu ou via Museu que Anda (cabines itinerantes).
O Museu da Pessoa possui também uma área educativa que atua na disseminação de sua metodologia denominada Tecnologia Social de Memória (TSM). Por meio desta, formadores do Museu atuam junto a professores e alunos de escolas públicas e privadas, lideranças sociais, jovens, pesquisadores, educadores e qualquer pessoa interessada em trabalhar com histórias de vida.