Legenda Oculta

O que diferencia a Legenda Oculta (Closed Caption) da Legenda aberta (Open Caption)?

Legendas ocultas incluem as legendas das falas convencionais, mas também trazem a descrição de elementos sonoros importantes à narrativa. Isso permite que, apesar da ausência de som, o espectador tenha a experiência completa com o conteúdo.

Exemplo de elementos sonoros adicionados na Legenda Oculta: falas de personagens, vaias, palmas, choro, grito, trovoada, silêncio, música, etc.

Benefícios

Existem diversos benefícios no uso da Legenda Oculta:

  • Permite ao deficiente auditivo o acesso à informação e a compreensão efetiva;
  • Atende também a outros segmentos da sociedade, como pessoas da terceira idade, pessoas bilíngues, semianalfabetos, adolescentes que assistem a diversas mídias simultaneamente crianças em fase de alfabetização;
  • Podem ser utilizadas onde o som da TV é inaudível, como aeroportos, academias de ginástica, bares e restaurantes, hospitais etc.

Criação da legenda

A primeira etapa para criação da legenda oculta é a transcrição da história. Você pode realizar este processo manualmente ou através de ferramentas de transcrição. Indicamos duas ferramentas neste manual, mas a escolha final de utilização ou não das mesmas é sua.

Após a finalização e revisão da transcrição, é necessário adaptá-la de acordo com as diretrizes da Legenda Oculta, que seguem:

  • Cada bloco deve ter duas linhas, com no máximo 32 caracteres por linha (contando espaços e pontuações).
  • Devemos sempre identificar as falas das pessoas.
    • Sempre que iniciar uma frase de um interlocutor, identificá-lo com o símbolo “maior-maior” (>>), adicionar um espaço e começar o texto, como no exemplo abaixo:

>> Oi, tudo bem?

>> Oi, Maria. Tudo bem sim e com você?

>> Tô bem também.

*Use a identificação como se fosse um travessão.

  • Todos os efeitos sonoros devem ser indicados
    • Os efeitos sonoros sempre ficam em letras minúsculas, exceto quando se trata de nomes próprios;
    • Os efeitos sonoros precisam sempre estar entre colchetes [ ];
    • Os efeitos sonoros precisam sempre estar separados das frases;
    • Os efeitos sonoros não tem “maior-maior” antes do colchetes.

Exemplo de efeitos sonoros:
>> Oi, tudo bem?
[risos]

>> Oi, Maria. Tudo bem sim e com você?

[risos]

>> Tô bem também. Consegui um emprego novo.

>> Jura? Parabéns.

[aplausos]

Pontos de atenção

  • Escrever exatamente da forma em que está sendo dito, sem censuras;
  • Para palavras como “pra”, “pro”, “tá”, “tô”, pode utilizar sem o uso das aspas;
  • Evite o uso constante de reticências. Lembrem-se que o usuário surdo pode não ter um ensino completo e que algumas estruturas gramaticais podem ser diferentes da nossa. O excesso de reticências pode mais atrapalhar do que ajudar;
  • Lembre-se que você tem o Google e o conteúdo do Museu a disposição para pesquisar palavras não compreendidas.
  • Digite com atenção;
  • Para músicas:
    • Caso apareça um efeito sonoro, você pode especificar, como [guitarra], [violão], [instrumento de percussão], ou simplesmente utilizar apenas a nota musical: ♪
    • Caso queira transcrever uma música, sempre colocar os trechos entre a nota musical, respeitando o limite de caracteres;
    • Exemplo:
    • ♪Ouviram do Ipiranga as margens plácidas♪
    • ♪De um povo heróico o brado retumbante ♪
    • ♪E o sol da liberdade, em raios fúlgidos♪
    • ♪Brilhou no céu da pátria nesse instante ♪
  • Cuidado para não ser redundante. Nunca colocar entre colchetes a palavra “barulho” ou “som”, porque o colchetes em si já quer dizer que você está indicando o barulho ou o som de algo.

Exemplo do que não usar: [barulho de fritura], [som de janela batendo];
Exemplo do que usar: [fritura], [janela batendo].

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