Dúvidas frequentes

Trazemos aqui as dúvidas mais frequentes em relação ao trabalho a ser desenvolvido.

Documento Google ou Word?

Você pode escolher em qual meio você prefere fazer a revisão e produção das histórias de vida, mas recomendamos utilizar o Documentos Google. Caso decida fazer pelo Word, é essencial adicionar o arquivo na sua pasta do Google Drive após a finalização e sinalizar o documento como sendo a versão final. Após adicionar a versão final, é necessário abrir o documento do Word como Documentos Google e copiar o link no formulário de feedback.

  • Caso escolha editar no Word, é necessário baixar o arquivo no seu computador.
  • Para editar com no Google Docs, clique duas vezes no arquivo dentro da sua pata e selecione “Abrir com Documentos Google”.

“Alterações não salvas no Google Drive”

Às vezes no documento online do Google Drive aparece a mensagem “Alterações não salvas no Google Drive“. Nestes casos, você deve clicar em “Arquivo” e escolher a opção “Salvar como Documentos Google”. Um novo documento abrirá e você poderá continuar a sua revisão neste novo documento.

Marcações de texto

Em alguns casos, o texto que recebemos está marcado de algum jeito (grifado, sublinhado, etc.). Nestas situações, você pode remover as marcações.

Blocos

Os discursos devem ser escritos em blocos. Só se vai para outra linha no caso de outra pessoa falar alguma coisa. Sempre deixamos uma linha em branco entre a pergunta e a resposta.

Sinalização das correções

Não é necessário indicar quais foram as correções no texto, você pode modificar o texto diretamente no arquivo.

Substituição de palavras

As vezes, é necessário substituir todas aparições de uma mesma palavra. Por exemplo, substituir (risos) por [risos]. O Google Documentos possui um ferramenta para estes casos. Clique em “Editar” e “Localizar e substituir”.

Formatação

O documento deve estar em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples.

Documento único e sequência

A produção e a correção da transcrição sempre ficam no mesmo arquivo. A ordem deve ser:

  • Cabeçalho
  • Título
  • Biografia
  • Sinopse
  • Palavras-chave
  • Transcrição corrigida

Mentoria

O Museu da Pessoa conta com um sistema de mentoria: voluntárias e voluntários com experiência que auxiliam novas pessoas no processo de revisão de histórias de vidas. A mentora está disponível para tirar dúvidas e fornecer o feedback nas histórias entregues.

Feedback da produção

Todos as histórias que são enviadas para você serão revisadas pela mentoria do museu. Sempre enviaremos um feedback personalizado para você, em um prazo médio de uma semana. Porém, às vezes este prazo pode se estender dependendo da disponibilidade da mentora.

Inserção das histórias

Assim que a sua história for adicionada no site, um link da história será enviado para você. Pode demorar até um mês para receber o link da história.

Espaçamento

MUITO IMPORTANTE: Sempre deixamos DUAS LINHAS em branco entre a pergunta e a resposta.

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura