2. Documentos
  3. Manual de Revisão
  4. Musealização das histórias de vida

Musealização das histórias de vida

Histórias de Vida

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo, voltado para o registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Desde sua criação em 1991 em São Paulo, o Museu da Pessoa atua para registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa. A partir de metodologia própria, capta, organiza e produz conteúdos que são disseminados através de
publicações, programas de rádio e TV, exposições e na sua plataforma.

Toda pessoa possui uma ou várias histórias acerca de suas experiências que não refletem a sua totalidade, mas sim a seleção que fez no momento de composição de sua história a partir de um estímulo. Estas histórias não são nem verdadeiras nem falsas, são escolhas que apresentam como cada pessoa conta e percebe sua própria vida.

A memória pessoal é a fonte da história de vida. A memória não é algo linear: ela é fragmentada, composta por sensações, eventos, emoções, fatos e lugares que de alguma forma foram significativos para a pessoa. A história de cada pessoa traduz as “escolhas” que fez no momento de produção de sua narrativa. As “escolhas“ de cada pessoa dependem de sua intenção. Assim, o Museu da Pessoa é um museu de histórias produzidas por pessoas a partir de suas memórias.

Tipos de histórias

Histórias de vida (HV)

• Sem tempo determinado. Leva, em geral, 2h;
• Acontece sempre com a presença de um câmera e dois
entrevistadores/pesquisadores (P1 e P2);
• Abarca “ciclo da vida”.

Roda de histórias (RH)

• Envolve o registro de várias histórias, de diferentes pessoas;
• Em geral atrelada à mobilização de grupo;
• Ocorrem sempre fora do estúdio, em roda.

Entrevista de cabine (CB)

• Estúdio móvel, com formatos variados;
• Instalada sempre em ambientes de circulação de pessoas;
• Podem ser temáticas ou livres;
• Duração pré-estabelecida.

Entrevista temática (TM)

• Duração mais curta;
• Serve para auxiliar a pesquisa dos projetos;
• Se aproxima mais de uma entrevista jornalística, embora tenha sempre a
experiência pessoal como norte

Transformando histórias de vida em peças de museu

Cada história de vida constitui uma unidade do acervo − uma “obra” – do Museu da Pessoa. Esta obra é formada pela gravação em áudio ou vídeo da entrevista e pela transcrição e edição de cada narrativa. Este conteúdo, por sua vez, é acompanhado do que denominamos material complementar − imagens – também unitariamente digitalizado e catalogado. No caso do conteúdo recebido através do site do Museu da Pessoa, esta unidade se dá na junção de textos, imagens, vídeos e áudios enviados por cada usuário.

Desde a primeira base de dados do Museu da Pessoa, as histórias de vida são catalogados de forma a permitir uma busca que atenda a um público variado, com interesses diversos. A plataforma atual permite acesso amplo e gratuito às entrevistas assim como ao material iconográfico. Todo o material possui licença de uso assinada pelas pessoas entrevistadas ou que enviaram suas histórias via plataforma digital.

Diversos cuidados são necessários para o processo de transformação de uma história de vida em fonte de conhecimento, em uma obra do Museu da Pessoa. Iremos apresentar neste Manual o passo a passo que você terá que seguir para nos auxiliar na musealização das histórias de vida.