Tags e busca

Após a criação da história estar concluída e com todas as entidades devidamente relacionadas a ela, a última etapa consiste em adicionar as TAGs. A tag nada mais é do que uma palavra-chave que serve como forma de classificar um conteúdo (em nosso caso uma história, um vídeo, uma foto etc) e de relacioná-lo com conteúdos semelhantes. As TAGs são fundamentais para qualificar e otimizar as buscas no acervo do museu pela plataforma digital.

Sendo assim, uma pergunta importante que podemos nos fazer na hora de taguear é: Se eu estivesse buscando este conteúdo específico na página do Museu da Pessoa, que palavras eu jogaria na ferramenta de busca esperando encontrá-lo? 

Exemplos de tags: brincadeira; pescaria; amor; superação; férias; escola; amizade; família; bar; literatura; culinária; Seleção Brasileira de Futebol 

Atenção: Verbos não podem ser utilizados com tags (brincar, comer, aprender, etc)

O número de tags por conteúdo pode variar bastante, sendo 5 o número que considerarmos como o mínimo.

Na estrutura do CMS, as TAGs são adicionadas por meio do botão acima da barra de relações: 

Abre-se então uma janela em que é possível tanto escolher TAGs previamente adicionadas à base de dados ou criar novas TAGs, de acordo com o conteúdo da informação a ser descrita:

Deve-se sempre verificar primeiro se a palavra-chave desejada já não existe, antes de criar um novo registro. Para isso deve-se escrever o termo desejado e aguardar o sistema identifica-lo. Caso o termo já exista, ou similares, eles serão relacionados em uma listagem. Caso contrário uma mensagem dirá que o termo não foi encontrado.

As palavras-chave são indicadores feitos para quem realiza uma busca por história no portal. Elas podem ser: lugares, eventos, temas, instituições, pessoas.

O que NÃO FAZER: 

Além da “História”, também devem ser tagueadas as “Imagens”, “Vídeos”, “Audios” e “Coleções”, visando um refinamento da ferramenta de busca e maior acesso às informações. 

Importante: Para as imagens, devem ser pensados nomes próprios, temas que descrevam o evento presente na imagem, tipo de foto (se retrato, paisagem, família etc). Para os vídeos e áudios editados devem ser considerados indicadores temáticos do conteúdo presente no recorte do vídeo, e não na íntegra da entrevista.

Após inseridas, as TAGs ficam dispostas sempre abaixo das abas de inserção dos campos catalográficos (imagem abaixo).

F:\MANUAL\tag imagem.jpg
Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura