História em texto
- Texto na íntegra – Aqui será inserida a transcrição da entrevista revisada e na íntegra. Deve-se certificar que toda transcrição comece com um cabeçalho que siga o modelo abaixo (considerando o máximo de informações que o pesquisador tem disponíveis):
Projeto Fundação Banco do Brasil
Realização Instituto Museu da Pessoa
Entrevista de Maria Lucia Araújo e Silva
Entrevistado por Tatiana Dias e Aurélio Araújo
Brasília, 06 de Setembro de 2006
Código: FBB_HV035
Transcrito por Augusto César Mauricio Borges
História em vídeo
- Extensão – Deve ser selecionado a extensão do arquivo digital em que a mídia se encontra na melhor qualidade disponível no acervo. As opções apresentadas são: AVI, ASF, FLV, MKV, MOV, MP4, WMV, NATIVO.
- Vídeo hospedado em streaming? – Apresenta duas possibilidades:
Sim: Abre-se um novo campo livre para inserção de URL (deve ser sempre importado aqui o link do código de incorporação do vídeo).
Não: Abre-se um novo botão para upload do arquivo (ATENÇÃO: esse recurso não será utilizado de modo geral, apenas em casos pré determinados e específicos. Recomenda-se não subir vídeos ou áudios direto no PGA).
Como adicionar ao PGA vídeos hospedados no Youtube?
- No Youtube, na tela onde você assiste ao vídeo, clique em compartilhar
- Na tela que abrirá, clique em incorporar
- Copie o código que aparece exatamente entre aspas logo após o atributo src. Ele deve conter o /embed/. Exemplo: https://www.youtube.com/embed/C96KynzIrM0. Se ficar em dúvidas se copiou corretamente, cole este código na barra de endereços do seu navegador e pressione enter. Se o vídeo escolhido aparecer é porque deu certo!
- De volta ao PGA, cole o código copiado no campo URL do vídeo na íntegra e salve.
- Uma nova aba, chamada Preview, surgirá. Ao acessá-la, você poderá conferir o vídeo que acabou de adicionar.
- Resolução – Deve especificar a resolução na qual foi feita a gravação. As opções são: 2160p: 3840×2160; 1440p: 2560×1440; 1080p: 1920×1080; 720p: 1280×720; 480p: 854×480; 360p: 640×360; 240p: 426×240.
- Ratio – “Ratio” ou “Aspect Ratio” nada mais são do que a proporção de tela na qual foi feita a gravação. É a relação matemática entre as suas duas dimensões, em geral obtida pela divisão entre as medidas da largura e da altura. As opções apresentadas são: 9:16 (vídeo vertical); 1:1 (quadrado); 4:3 (fullscreen, padrão televisivo); 16:10 (padrão telas de computador e tablets); 16:9 (padrão vídeo HD); 1.85:1 (widescreen); 1.9:1 (padrão 2K, 4K e IMAX).
- Cromia – Deve ser selecionado se o vídeo encontra-se em preto e branco ou colorido.
- Sistema de áudio – Deve ser selecionada se a captação de áudio foi em Mono ou Estéreo.
- Duração – Campo onde deve ser informada a duração total do conteúdo da mídia. Deve respeitar o padrão HH:MM:SS, caso contrário o sistema não irá validar os dados cadastrados.
- Decupagem – O principal objetivo da decupagem/minutagem é facilitar o acompanhamento e pesquisa na entrevista no formato de vídeo. A sistematização por “faixas”, ou tracks, organiza a entrevista de acordo com os assuntos abordados e permite a identificação de trechos com a entrevista transcrita.
Desta forma, a decupagem é mais uma ferramenta, ela não substitui a transcrição ou a indexação por palavras-chave ou tags.
Para toda ficha de vídeo e/ou áudio deve ser feita uma ficha de minutagem da história (marcação temporal referente ao trecho destacado). O objetivo é facilitar o acesso à narrativa a partir de frases selecionadas da própria fala do(a) entrevistado(a) e que nos remetem a momentos marcantes/importantes da história de vida daquela pessoa.
O campo é livre, mas deve ser preenchido da seguinte maneira:
História em áudio
- Extensão – Deve ser selecionado a extensão do arquivo digital em que a mídia se encontra na melhor qualidade disponível no acervo. As opções apresentadas são: MP3, WMA, WAV, AAC, AIFF, PCM, FLAC.
- Áudio hospedado em streaming? – Apresenta duas possibilidades:
Sim: Abre-se um novo campo livre para inserção de URL/Link externo.
Não: Abre-se um novo botão para upload do arquivo.
Como adicionar ao PGA áudios hospedados no Spotify?
- No Spotify, clique com o botão direito em cima do conteúdo que deseja copiar, vá até a opção compartilhar e selecione a opção incoporar.
- Na tela que se abrirá, marque a opção mostrar código e clique em copiar.
- Como o Spotify não permite uma seleção personalizada de texto, para facilitar, abra o bloco de notas ou software de edição de texto que preferir e cole o código copiado. Lá, selecione o código presente dentro do atributo src até o sinal de ?. Exemplo: https://open.spotify.com/embed/episode/0b4inSVEKjIEGSNlRWWufu
- De volta ao PGA, cole o respectivo código no campo URL do áudio na íntegra e clique em salvar.
- Para conferir se o processo deu certo, vá até a aba Preview, clique no item que acabou de adicionar e tente tocá-lo.
- Sistema de áudio – Deve ser selecionada se a captação de áudio foi em Mono ou Estéreo.
- Duração – Campo onde deve ser informada a duração total do conteúdo da mídia. Deve respeitar o padrão HH:MM:SS, caso contrário o sistema não irá validar os dados cadastrados.