FAQ

Ainda devo utilizar o Shiro?

A partir de XXXXX, todas as consultas e novos cadastros no acervo do Museu devem ser realizados via PGA https://pga.museudapessoa.org/.

Como faço para criar login e senha de acesso ao PGA?

Você não pode criar um cadastro de acesso de forma autônoma. Caso não tenha acessado o PGA até aqui, envie um email para atendimento@museudapessoa.org com sua solicitação.

Meu login e senha do PGA funcionam no PAA?

Não, ainda que conectados são sistemas separados. Confira no artigo Gestão e disponibilização de acervo.

Por que alguns usuários do PGA veem dados que eu não consigo visualizar?

Isso se deve por conta do perfil de acesso ao qual sua conta foi associada. “Perfis de acesso” são um conjunto de regras que classificam o que cada usuário poderá fazer e ver dentro do sistema. Caso precise de um acesso mais completo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org com sua solicitação.

Apaguei um registro sem querer, o que devo fazer?

Caso um registro seja acidentalmente deletado deve-se informar imediatamente para atendimento@museudapessoa.org, preferencialmente com informações sobre o registro que foi apagado (título da história, código, personagem, etc).

Quero reportar um problema ou sugerir uma melhoria para o PGA.

Feedbacks com sugestões ou reclamações são muito bem-vindos. Entre em contato com atendimento@museudapessoa.org e registre o que deseja.

Quero sugerir uma melhoria para este manual.

Feedbacks com sugestões ou reclamações são muito bem-vindos. Entre em contato com atendimento@museudapessoa.org e registre o que deseja.

O que é apresentado no Dashboard?

O Dashboard do PGA é uma ferramenta que permitirá a qualquer usuário acessar dados relevantes sobre o acervo do Museu de maneira imediata. Na home são apresentados números totais sobre Histórias, Pessoas, Imagens, Vídeos, Áudios e Organizações cadastradas. No acesso ao Dashboard completo há um detalhamento maior de informações totais sobre cada formulário, sobre as histórias recebidas via PAA, perfil dos entrevistados e sobre os projetos.

Que tipo de informação eu não vou encontrar no Dashboard?

Por ora, o Dashboard não possui informações detalhadas sobre a quantidade de tipos de história (HV, cabine, temática, roda de história) ou sobre sua duração, tamanho, etc. Tampouco terão informações sobre coleções, documentação institucional e produtos culturais.

Como funciona a busca avançada?

Confira o artigo Busca Avançada.

Quais são as opções de busca?

Confira o artigo Busca Avançada.

O que não deve ser considerado “palavra-chave”?

Deve-se ficar atento ao uso de nomes de projeto (Ex: “Memórias dos Brasileiros ou Mestres do Brasil”), não utilizar a menos que faça sentido no contexto da história e seja muito relevante; não exagerar no uso de termos similares/redundantes (palavras que dizem algo parecido), por exemplo: “sindicalismo” e “movimento sindical”. 

Não devem ser utilizados: verbos (muito generalistas, não especificam bem o conteúdo da história); adjetivos (para evitar juízo de valores) e hashtags (são usadas para campanhas, não para indexação).

O que devo fazer caso cadastre uma palavra-chave errada?

Você pode remover palavras-chave, confira no artigo Remover, ou migrar (mesclar) palavras-chave, confira no artigo Migrar.

Qual a diferença de “Capa” para “Foto”/”Arquivo”?

A “Capa” é a imagem que será destacada como apresentação do item (seja história, pessoa, etc). É a sua “imagem de perfil”, por assim dizer.
“Foto” ou “Arquivo” é de fato a imagem que faz parte do acervo. Em alguns casos, o mesmo arquivo poderá alimentar os dois campos.

Como saber se uma entrevista é “história de vida”, “cabine”, “temática” ou “roda de história”?

Deve-se observar o seu código de catalogação, em especial os dois dígitos imediatamente após o underline. Ex: PCSH_HV563 diz respeito à entrevista de história de vida número 563 do Programa conte sua História, BND_CB010 diz respeito à entrevista de cabine número 10 do projeto BNDES – 50 Anos.

Quais extensões de arquivo são aceitas pelo sistema?

PNG, JPG e GIF.
TIFFs, EPSs, arquivos de vídeo e áudio não devem ser subidos para a plataforma neste momento.

O que deve ser cadastrado como Produto Cultural?

Produtos culturais são resultados de uma ação cultural disponibilizados para o público externo do Museu da Pessoa. Por exemplo: um projeto realizado pelo Museu da Pessoa pode ter como produto cultural uma exposição, um livro, um seminário, etc. que é tem como objetivo mostrar ao público resultados e conhecimentos adquiridos pelo projeto.

Qual a diferença entre uma história editada em vídeo e um vídeo cadastrado como “Mídia da Pessoa”?

A história editada é um desdobramento da própria história, mas não algo novo. É um destaque de algo, ou uma síntese de coisas que fazem parte do conteúdo na íntegra.
Um vídeo trazido como “Mídia da Pessoa” é um conteúdo complementar à história que pode ser trazido ou enviado pelo entrevistado/colaborador, assim como as imagens são. Um exemplo seria um vídeo de batizado do filho da pessoa entrevistada.

Como cadastrar a mesma história que estiver traduzida em mais de um idioma?

Uma mesma história que exista em 2 idiomas deve ser cadastrada 2 vezes no PGA, cada registro contendo um dos idiomas. No entanto, para reforçar o vínculo, recomendamos que você crie um relacionamento entre as duas histórias.
Para aprender como relacionar registros, confira o artigo Relacionar Registros.

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura