Histórias – história na íntegra

História em texto

  • Texto na íntegra – Aqui será inserida a transcrição da entrevista revisada e na íntegra. Deve-se certificar que toda transcrição comece com um cabeçalho que siga o modelo abaixo (considerando o máximo de informações que o pesquisador tem disponíveis):

Projeto Fundação Banco do Brasil

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Maria Lucia Araújo e Silva

Entrevistado por Tatiana Dias e Aurélio Araújo

Brasília, 06 de Setembro de 2006

Código: FBB_HV035

Transcrito por Augusto César Mauricio Borges

História em vídeo

  • Extensão – Deve ser selecionado a extensão do arquivo digital em que a mídia se encontra na melhor qualidade disponível no acervo. As opções apresentadas são: AVI, ASF, FLV, MKV, MOV, MP4, WMV, NATIVO.
  • Vídeo hospedado em streaming? – Apresenta duas possibilidades:
    Sim: Abre-se um novo campo livre para inserção de URL (deve ser sempre importado aqui o link do código de incorporação do vídeo).
    Não: Abre-se um novo botão para upload do arquivo (ATENÇÃO: esse recurso não será utilizado de modo geral, apenas em casos pré determinados e específicos. Recomenda-se não subir vídeos ou áudios direto no PGA).

Como adicionar ao PGA vídeos hospedados no Youtube?

  1. No Youtube, na tela onde você assiste ao vídeo, clique em compartilhar

  2. Na tela que abrirá, clique em incorporar

  3. Copie o código que aparece exatamente entre aspas logo após o atributo src. Ele deve conter o /embed/. Exemplo: https://www.youtube.com/embed/C96KynzIrM0. Se ficar em dúvidas se copiou corretamente, cole este código na barra de endereços do seu navegador e pressione enter. Se o vídeo escolhido aparecer é porque deu certo!

  4. De volta ao PGA, cole o código copiado no campo URL do vídeo na íntegra e salve.

  5. Uma nova aba, chamada Preview, surgirá. Ao acessá-la, você poderá conferir o vídeo que acabou de adicionar.
  • Resolução – Deve especificar a resolução na qual foi feita a gravação. As opções são: 2160p: 3840×2160; 1440p: 2560×1440; 1080p: 1920×1080; 720p: 1280×720; 480p: 854×480; 360p: 640×360; 240p: 426×240.
  • Ratio – “Ratio” ou “Aspect Ratio” nada mais são do que a proporção de tela na qual foi feita a gravação. É a relação matemática entre as suas duas dimensões, em geral obtida pela divisão entre as medidas da largura e da altura. As opções apresentadas são: 9:16 (vídeo vertical); 1:1 (quadrado); 4:3 (fullscreen, padrão televisivo); 16:10 (padrão telas de computador e tablets); 16:9 (padrão vídeo HD); 1.85:1 (widescreen); 1.9:1 (padrão 2K, 4K e IMAX).
  • Cromia – Deve ser selecionado se o vídeo encontra-se em preto e branco ou colorido.
  • Sistema de áudio – Deve ser selecionada se a captação de áudio foi em Mono ou Estéreo.
  • Duração – Campo onde deve ser informada a duração total do conteúdo da mídia. Deve respeitar o padrão HH:MM:SS, caso contrário o sistema não irá validar os dados cadastrados.
  • Decupagem – O principal objetivo da decupagem/minutagem é facilitar o acompanhamento e pesquisa na entrevista no formato de vídeo. A sistematização por “faixas”, ou tracks, organiza a entrevista de acordo com os assuntos abordados e permite a identificação de trechos com a entrevista transcrita.

    Desta forma, a decupagem é mais uma ferramenta, ela não substitui a transcrição ou a indexação por palavras-chave ou tags.

    Para toda ficha de vídeo e/ou áudio deve ser feita uma ficha de minutagem da história (marcação temporal referente ao trecho destacado). O objetivo é facilitar o acesso à narrativa a partir de frases selecionadas da própria fala do(a) entrevistado(a) e que nos remetem a momentos marcantes/importantes da história de vida daquela pessoa.
    O campo é livre, mas deve ser preenchido da seguinte maneira:
     

História em áudio

  • Extensão – Deve ser selecionado a extensão do arquivo digital em que a mídia se encontra na melhor qualidade disponível no acervo. As opções apresentadas são: MP3, WMA, WAV, AAC, AIFF, PCM, FLAC.
  • Áudio hospedado em streaming? – Apresenta duas possibilidades:
    Sim: Abre-se um novo campo livre para inserção de URL/Link externo.
    Não: Abre-se um novo botão para upload do arquivo.

Como adicionar ao PGA áudios hospedados no Spotify?

  1. No Spotify, clique com o botão direito em cima do conteúdo que deseja copiar, vá até a opção compartilhar e selecione a opção incoporar.

  2. Na tela que se abrirá, marque a opção mostrar código e clique em copiar.

  3. Como o Spotify não permite uma seleção personalizada de texto, para facilitar, abra o bloco de notas ou software de edição de texto que preferir e cole o código copiado. Lá, selecione o código presente dentro do atributo src até o sinal de ?.  Exemplo: https://open.spotify.com/embed/episode/0b4inSVEKjIEGSNlRWWufu
  4. De volta ao PGA, cole o respectivo código no campo URL do áudio na íntegra e clique em salvar.
  5. Para conferir se o processo deu certo, vá até a aba Preview, clique no item que acabou de adicionar e tente tocá-lo.
  • Sistema de áudio – Deve ser selecionada se a captação de áudio foi em Mono ou Estéreo.
  • Duração – Campo onde deve ser informada a duração total do conteúdo da mídia. Deve respeitar o padrão HH:MM:SS, caso contrário o sistema não irá validar os dados cadastrados.
Este artigo foi útil para você? Sim Não 1

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura