O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida. Toda pessoa possui uma ou várias histórias acerca de suas experiências. Estas histórias podem ser narradas em texto, vídeo e áudio pelas próprias pessoas como também podem ser registradas em entrevistas orais realizadas pelo Museu e parceiros ou por colaboradores via portal.
O conteúdo das histórias resulta de uma seleção feita pela pessoa. Não refletem a totalidade de suas experiências e sim a seleção que fez no momento de composição de sua história a partir de um estímulo (seja este as perguntas do(a) entrevistado(a)r ou a intenção de participar da plataforma do Museu da Pessoa).
A memória pessoal é a fonte da história de vida. A memória não é linear. Ela é fragmentada, composta por sensações, eventos, emoções, fatos e lugares que de alguma forma foram significativos para a pessoa.
A história de cada pessoa traduz as “escolhas” que fez no momento de produção de sua narrativa. As “escolhas“ de cada pessoa dependem de sua intenção. Assim, o Museu da Pessoa é um museu de histórias produzidas por pessoas a partir de suas memórias. Estas histórias não são nem verdadeiras nem falsas, são escolhas que apresentam como cada pessoa conta e percebe sua própria vida.