Participação e Interação de usuários

O Museu da Pessoa é um museu virtual, colaborativo e aberto à participação de toda e qualquer pessoa interessada. Ou seja, não há restrição de público. Toda pessoa é potencialmente público do museu, usuária do museu.

Lilian, aos dois anos de idade, fantasiada de Mulher Maravilha no bairro de Perdizes, onde viveu a maior parte de sua vida, 1981. Crédito: Acervo Museu da Pessoa, São Paulo.

Existem três grandes níveis de interação possíveis do público com o museu:

1. Acervo: Qualquer pessoa tem a possibilidade de se tornar parte do acervo do Museu da Pessoa por meio do registro de sua história de vida (seja concedendo uma entrevista presencial, seja usando o canal da plataforma do museu para enviar sua história de vida).
  2. Curador: Todo usuário pode ser um curador do Museu da Pessoa ao elaborar e publicar uma coleção virtual na plataforma.
  3. Visitante: Qualquer pessoa pode acessar o acervo do Museu da Pessoa por meio de sua plataforma digital, de suas publicações e outros produtos culturais, ou de pesquisa direta no acervo.

Existem ainda outras formas de participar do Museu da Pessoa. São elas:

1. Colaborador: Qualquer um pode usar uma das metodologias e/ou a plataforma digital do Museu da Pessoa para registrar uma ou mais histórias de um indivíduo ou grupo que lhe interesse.
  2. Voluntário: Qualquer pessoa pode ser um voluntário do Museu da Pessoa, apoiando o processamento de seu acervo.
  3. Núcleos: Organizações que realizam  um processo formativo na Tecnologia Social da Memória e passam a promovem ações locais e contínuas de produção, preservação e disseminação de histórias de vidas
  4. Parceiros: Organizações que têm com o Museu uma relação baseada em confiança onde as partes trabalham juntas sob entendimento mútuo para alcançar avanços baseados nos seus objetivos-chave, que elas consideram não poder alcançar da mesma forma sozinhas.De um modo geral, parceria é juntar forças. Todas as partes dão um pouco e toda gente ganha.