2. Documentos
  3. PGA – Plataforma de Gestão do Acervo
  4. Gestão e disponibilização de acervo

Gestão e disponibilização de acervo

Diferentemente do que tivemos na época em que usávamos o Shiro, quando tínhamos um sistema ADMIN único, todas as atualizações eram realizadas no mesmo local e a equipe de acervo era guardiã das ações. Agora, temos 2 interfaces para tratar o ecossistema digital do Museu da Pessoa. Estão conectadas, porém, são apartadas. São elas o PGA e o PAA.

O que é o Shiro?

Shiro é o antigo sistema de gestão e exibição do acervo do Museu da Pessoa. Nele, de forma unificada, tínhamos todos os painéis de criação e edição de conteúdos para o acervo, bem como todas as telas que compunham a antiga plataforma do Museu, com páginas institucionais, de notícias, etc.

O PGA – Plataforma de Gestão do Acervo

É o sistema que chega para substituir o Shiro e ser o novo espaço de preservação digital do acervo do Museu da Pessoa. Será por meio deste sistema que poderemos registrar e editar informações de pessoas, histórias, imagens, vídeos, áudios, coleções, entre muitos outros conteúdos. Com apoio da área de tecnologia, o time de acervo é o responsável por esse sistema.

O PAA – Plataforma de Acesso ao Acervo

É a plataforma que oferece, a qualquer pessoa que navegue pela internet, visualização do acervo, além de ferramenta para se contar histórias, montar coleções, novidades e conteúdos institucionais do Museu. Com apoio da área de tecnologia, o time de curadoria é o responsável por essa plataforma, sendo que a equipe de comunicação está habilitada a postar notícias.

• Todos os conteúdos registrados via PAA, como histórias de internautas, serão armazenados no PGA;
  • Conteúdos registrados via PGA ficarão armazenados no próprio sistema e, caso desejado, poderá ser exibido no PAA;
  • Profissionais relacionados ao Museu e Núcleos deverão registrar conteúdos via PGA, pois oferecemos muito mais campos e estrutura museológica.
    Confira mais no tópico API, no artigo Glossário.

O PAA é um ambiente que deverá ser usado, preferencialmente, pelos internautas.

IMPORTANTE

• histórias ou coleções criadas via PAA, pelo internauta, aparecem de imediato no próprio PAA;
  • conteúdos registrados via PGA NÃO aparecem de imediato no PAA.Configuramos uma atualização diária, às 22h, para que as plataformas sejam pareadas. Portanto, caso você adicione conteúdos ao PGA, ele só estará visível para a internet mundial no dia seguinte;
  • caso você precise, pontualmente, que um registro realizado no PGA apareça rapidamente no PAA, enviei um e-mail para tecnologia@museudapessoa.org com a sua solicitação.