Gestão da Equipe

Constituído por uma equipe fixa enxuta e responsável pela manutenção e gestão da atividade fim, o Museu realiza contratações por demanda para execução de seus projetos. Atualmente recebe voluntários que contribuem com tratamento do acervo. Esse quadro propicia grande flexibilidade, engajamento e a sustentabilidade da causa institucional.  

Nossa visão para o gerenciamento da equipe técnica é a de dinamizar as relações entre as diferentes áreas do Museu, buscando uma integração baseada na autonomia, na criatividade, na participação e responsabilização de cada indivíduo, como parte de um grupo coeso que potencializa e coloca em prática as ações do planejamento estratégico.

Em nosso dia-a-dia, buscamos o entendimento da cultura e da história da organização, e o uso dos nossos canais de comunicação internos e externos.  Esta operação parte da interação das pessoas que são envolvidas no processo de formulação e implantação da estratégia, melhorando a aderência entre elas e ao propósito do Museu.

Voluntariado

A preocupação do Museu da Pessoa com preservação da diversidade artística e cultural brasileira vai de encontro ao proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus em seu Plano Nacional Setorial de Museus (MinC-Ibram-2010). De acordo com às diretrizes presentes no documento, no que se refere à conservação, democratização e comunicação de acervos, o Museu da Pessoa tem buscado dar continuidade à digitalização e tratamento de seu conteúdo.

Não é necessário dizer quão trabalhoso é todo esse processo e, quando envolve uma equipe, como é difícil constituir parâmetros de qualidade do tratamento do material. Se pensarmos a imensidão de um acervo com mais de 18 mil histórias de vida e 60 mil imagens, seria necessária uma equipe gigantesca para que o conteúdo fosse tratado e disponibilizado na plataforma digital em um período relativamente curto. Foi pensando nisso e percebendo a interação crescente dos usuários que o Museu da Pessoa decidiu criar um programa de voluntariado voltado ao tratamento de seu acervo. Os interessados atuam na revisão de transcrições de histórias de vida, na criação de sinopses para as histórias, minibiografias para os entrevistados, além de tags que auxiliassem na busca pelas entrevistas, vídeos e fotos.

Por ser um museu virtual e ter um acervo composto por arquivos digitalizados, o Museu da Pessoa pôde criar um fluxo que incluía voluntários que não residissem apenas em São Paulo, já que para as atividades propostas não havia a necessidade de atuação presencial. As histórias são enviadas via Google Drive e os voluntários, espalhados pelo Brasil e também outros países, podiam trabalhar no material, devolvendo conteúdo tratado da mesma forma.

Posteriormente o programa envolveu outras atividades, como a legendagem de vídeos da playlist do museu no Youtube e a produção de legendas em outros idiomas. Tudo isso buscando o aumento da acessibilidade do conteúdo a pessoas com dificuldades auditivas ou mesmo usuários de outros países.

Este programa, criado na segunda metade de 2014, já contou com mais de 100 voluntários, entre estudantes, aposentados, donas de casa, médicos etc. O Museu da Pessoa acredita que com a ajuda dos usuários, será possível disponibilizar todo o conteúdo na plataforma digital em um prazo de poucos anos (hoje apenas 43% das histórias de vida e 21% das imagens podem ser acessados pela plataforma digital). Isso permitirá o visitar a totalidade deste conteúdo de qualquer lugar do mundo, o que amplifica exponencialmente as possibilidades de acesso a este patrimônio. É desta forma que todos nós, desde comunidades detentoras de saberes tradicionais até estudantes em grandes centros urbanos, poderemos acessar os registros preservados de nossa história sem sairmos de nossas casas. Tudo isso feito de forma colaborativa.

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura