Sustentabilidade

O modelo atual de sustentabilidade financeira está baseado no desenvolvimento de projetos de memória institucional, projetos educativos incentivados e patrocínios e doações . 

Ao completar 25 anos o Museu da Pessoa decidiu investir na construção de um novo modelo de sustentabilidade financeira com o desenvolvimento de novas estratégias que permitam executar atividades fins de médio e longo prazo.

 Os maiores ativos do Museu da Pessoa são:

  1. Metodologia de desenvolvimento de projetos de memória institucional: há, no Brasil, cerca de 1.200 empresas que faturam acima de 500 milhões de dólares e apenas 25% delas desenvolveram projetos de memória, portanto existe um mercado potencial.
  2. Acervo: único no país, foi reconhecido como de grande valia pelo IBRAM, IPHAN, ICOM entre outros. O conteúdo também vem sendo entendido como valioso pelo mercado de mídia, editoras, agências de conteúdo e produtoras de audiovisual. Em 2009, a indústria audiovisual já gerava cerca de 330 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo com quase R$ 20 bilhões na economia nacional. O conteúdo do acervo pode se tornar uma fonte de recursos além de fomentar toda uma nova perspectiva para a produção de conteúdos didáticos e culturais no país (e fora dele). Além disto, o acervo possui, hoje, grande parte da história de grandes instituições e empresas do Brasil (Vale, Petrobras, Votorantim, SESC, Dieese etc.) que permite com que se estabeleça uma parceria para sua conservação e ampliação em médio e longo prazo (membership, por exemplo).
  3. Tecnologia Social de Memória: para ser apropriada por escolas, empresas, governos, organizações de terceiro setor e comunidades. Esta tecnologia permite com que as histórias sejam utilizadas para inúmeros processos de desenvolvimento social e cultural tais como realização de diagnósticos de território e apoio à empresas em ações de mitigação de risco e compensação sócio cultural nas áreas de sua atuação.
  4. Plataforma: com mais de 1 milhão e meio de pageviews em 2017, a plataforma permite segmentação de público assim como o estabelecimento de uma relação efetiva do público com a iniciativa. Dentro deste segmento, as ações Conte Sua História e as coleções temáticas podem ser patrocinadas e/ou adotadas por internautas, abrindo caminho para o apoio por meio de doações, memberships, crownfunding etc.

O Museu da Pessoa baseia-se nestes ativos para reorganizar seu modelo de captação e comunicação. Uma análise realizada pela equipe, com vistas a ampliar e diversificar o potencial de geração de recursos está em andamento e deve resultar no aprofundamento do diagnóstico e na implantação de um novo modelo de negócios que garanta a realização das atividades fins, de forma a possibilitar a ampliação da contribuição do Museu no cenário cultural e econômico do país. 

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura