Programa Conte Sua História

O Museu abre suas portas para que qualquer cidadão possa contar sua história. As histórias podem ser registradas em estúdio – feitas em vídeo e coletadas por entrevistadores especializados na metodologia de história de vida -, gravadas pelo estúdio itinerante Museu que Anda, por meio da ferramenta Conte a Sua História da plataforma digital do Museu da Pessoa e através de projetos temáticos. O programa mantém diversas parcerias com associações de bairros, centros comunitários e de assistência social e psicossocial, centros de cultura e grupos. 

O Programa Conte Sua História é uma área central dentro do Museu da Pessoa. Ela abarca a captação e processamento de grande parte do conteúdo da Instituição. As histórias coletadas através do estúdio aberto, museu que anda e ferramentas colaborativas são processadas e passam a fazer parte do acervo do Museu da Pessoa, sendo disseminadas através de sua plataforma digital.

As visitas á sede física do Museu da Pessoa também ficam a cargo do programa Conte Sua História e ocorrem sempre de forma agendada, isso tanto para visitantes únicos quanto para grupos. A visita é gratuita para alunos de escolas e universidades públicas. A monitoria consiste em apresentar a história e metodologia do Museu da Pessoa, levando os visitantes a conhecer também as instalações e o acervo do museu. 

Estúdio Aberto

Espaço aberto e gratuito, localizado na sede física do Museu da Pessoa, para que toda e qualquer pessoa possa registrar sua história de vida. As entrevistas coletadas são transcritas, editadas e inseridas na plataforma digital do Museu da Pessoa. Ao final da gravação, o entrevistado recebe uma cópia do seu depoimento em DVD e ganha um diploma de participação no programa.  Trechos das entrevistas e do vídeo são divulgados nas redes sociais do Museu da Pessoa.

O agendamento prévio é realizado via e-mail ou telefone.

Museu que anda

O Programa Conte sua História também chega até as pessoas através de cabines móveis e expedições que levam a equipe do Museu da Pessoa para entrevistar pessoas em vários lugares do país. As cabines, verdadeiros estúdios de gravação itinerantes, já foram instaladas em vias públicas, estações de metrô, centros culturais, conjuntos habitacionais entre outros espaços. Já as expedições pelo país permitiram que o Museu da Pessoa registrasse histórias de vida de pessoas em comunidades e espaços que sofrem grandes transformações. Através destas viagens temáticas, o Museu já gravou histórias em todas as regiões do Brasil.

A coleta de histórias de vida através da ferramenta colaborativa Conte Sua História será descrita mais adiante, quando for abordada a plataforma.

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?

Ainda tem dúvidas e precisa da ajuda de nosso atendimento?

Você pode entrar em contato pelo email atendimento@museudapessoa.org ou abrir um chamado com nosso time de suporte técnico. Para isso, clique no botão abaixo e preencha o formulário detalhando sua solicitação.

Abrir chamado
  Lei de incentivo à cultura
Apoio Financeiro BNDES
Realização Museu da Pessoa
  Ministério da Cultura