Um dos objetivos deste documento é servir de fio condutor para uma primeira implementação de medidas mais sistêmicas quanto à Preservação Digital na instituição como um todo. Durante o tratamento do acervo museológico do Museu da Pessoa nos últimos anos, foi reforçada a necessidade de estabelecer parâmetros mais claros quanto aos processos de registro, captação, processamento e disseminação dos objetos digitais.
Neste primeiro momento, serão aplicadas as diretrizes e estratégias aqui estabelecidas para:
- O acervo museológico produzido pelo Museu da Pessoa, compreendendo as entrevistas registradas em formato audiovisual e quaisquer objetos ou documentos digitais a elas relacionados.
- O acervo museológico produzido colaborativamente por meio da plataforma virtual do Museu da Pessoa.
- A documentação histórica/institucional do próprio Museu da Pessoa, referida internamente como IMP (em referência à razão social do Museu) e que abarca documentos arquivísticos, materiais de comunicação, produtos culturais, material gráfico institucional, entre outros.
- Os documentos nato-digitais produzidos pela equipe de acervo no desempenho de suas atividades.
- Sites e portais institucionais próprios ou resultados de acordos de cooperação técnica e/ou parcerias nacionais ou internacionais.
- As publicações digitais em que o Museu da Pessoa seja editor ou coeditor, ou seja, produto de parcerias ou prestação de serviços.