“Não há uma história de vida igual a outra. Isso significa dizer que não há uma vida igual a outra. Imagine: 7 bilhões de vidas sobre a Terra. Nenhuma igual a outra. […] Quantas delas escutamos? Quantas delas são escutadas?”
WORCMAN, 2017
O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida. Para além das milhares de imagens e documentos digitalizados, o documento principal de seu acervo são os registros audiovisuais e textuais das histórias de vida.
O registro de uma história é uma maneira muito importante de transformar narrativas de vida em acervo do Museu. Tais registros, além de fontes históricas importantes, permitem muitos usos que possibilitam impactar diversos públicos por meio da emoção, do interesse e da empatia.
Sendo assim, os recursos e escolhas técnicas usadas no registro de uma história de vida devem ser pensados sempre com o objetivo de criar uma experiência imersiva. O Museu da Pessoa acredita que uma história de vida pode mudar nosso jeito de ver o mundo e o registro adequado é o primeiro passo para que isso ocorra.
As opções apresentadas foram pensadas de modo a garantir esta experiência imersiva, seja em gravações realizadas em estúdio e locais fechados ou em externas. São diretrizes para colaboradores do Museu da Pessoa e sugestões para o público em geral que queira gravar e enviar suas histórias.