Padronização e controle de qualidade

Aqui estabeleceremos alguns parâmetros gerais para a manutenção da qualidade, tanto para documentos digitalizados, quanto para documentos nato-digitais. No caso dos documentos e objetos digitais, a qualidade está bastante relacionada ao contexto de geração do documento e as condições para manter a integridade e autenticidade documental.

Em relação à padronização para processos de digitalização, adotaremos as seguintes tipologias:

1 – Materiais gráficos
• 600 dpi;
• formato TIFF;
• a digitalização deve ser página a página;
• após a digitalização, inserir nos metadados do documento;
• quando não houver imagens em cores, usar p&b, cinzento 16 bits.
• todo catálogo digitalizado terá uma imagem por página e deverá ser
convertido em um arquivo PDF/A.

2 – Fotografias
• 24 bits;
• 600 dpi;
• formato TIFF;
• após a digitalização, inserir nos metadados o código de localização do documento.

3 – Documentos textuais sem imagem fotográfica
• 300 dpi;
• formato PDF padrão e PDF/A;

Para que o previsto nesta Política seja estabelecido de fato, é necessário que os documentos que se apresentarem em formatos de arquivo diferentes dos aqui definidos como padrão de preservação, deverão ser convertidos pelo produtor para o formato-padrão de preservação antes de serem submetidos aos cuidados do acervo.

Assim, para cada tipo de documento foram definidas as seguintes propriedades significativas a serem mantidas:

Texto estruturado – Os documentos de texto estruturado poderão conter elementos fixos incorporados em embed, tais como tabelas e imagens. Será considerada a preservação do conteúdo (informação) e da estrutura (forma documental), incluindo os seguintes elementos: dimensão e número de páginas, margens, disposição dos vários elementos nas páginas, cor de fundo, fontes, negritos, itálicos, sublinhados, cabeçalhos, rodapés e outros que afetem a dimensão semântica.

Imagem matricial – As imagens matriciais não apresentam variações de estrutura. Será considerada a preservação do conteúdo, sem compressão, e dos metadados que constam do perfil do formato de arquivo original. Serão também preservadas as seguintes propriedades: resolução (em pixels), cores, profundidade de cor e número de páginas (quando aplicável).

Imagem vetorial – A hierarquia dos pontos, linhas e áreas que definem a imagem são muitas vezes propriedades significativas da imagem vetorial. São consideradas propriedades significativas de uma imagem vetorial: pontos, caminhos abertos, caminhos fechados, texto, objetos e objetos embutidos.

Documentos sonoros – Para objetos digitais em áudio será considerada a preservação do conteúdo, sem compressão, da estrutura e dos metadados que constam no perfil do arquivo original.

Documentos audiovisuais – Será considerada a preservação do conteúdo (cadeias de bits de imagem e de som), sem compressão, da estrutura (relação entre os canais de som e de imagem) e dos metadados que constam no arquivo original. Serão também preservadas as seguintes propriedades: duração, dimensão do frame (largura e altura em pixels), resolução (em pixels), cores.

A migração ou refrescamento de formato deve considerar os seguintes padrões listados, considerando o que é recomendado pelo modelo de referência Oais (Open Archival Information System), isto é, priorizando-se os formatos abertos – pois estes independem de estratégias comerciais para sua evolução e manutenção – ou formatos nativos e/ou que não envolvam compressão:

Tipo de objeto digitalFormato

XLS
XLSX
PDF

Deverão ser adotados esses formatos para toda estratégia de migração, pontual ou manual. Em desdobramentos futuros, deve ser avaliada a continuidade desses padrões fixados e se eles podem ser configurados em repositório digital confiável, que seja capaz de aplicar automaticamente as migrações.